Conferência “Leitura Corporal: Um novo olhar sobre Educação e Saúde” | Por Nereida Vilela

03.Junho.2009 Lisboa
15.Junho.2009 Porto

Sustentada na afirmação de que o corpo vive, registra, reage e revela a história individual, a Leitura Corporal relaciona as formas e a funcionalidade do corpo, os traços fisionómicos, as posturas, as sensações e os sintomas físicos aos conteúdos mentais e às particularidades comportamentais e estabelece um paralelo entre a linguagem do corpo, o estado de saúde, as disfunções orgânicas, as emoções e o auto-conhecimento.
A Leitura Corporal acredita que o corpo não foi feito para o sofrimento. Foi concebido para dar prazer, conduzir uma trajectória de aprendizagem através da experiência, ser veículo de comunicação e de realização. Existe para sinalizar, sempre que se faça necessário, o retorno ao caminho, o reencontro consigo e com o universo do sentir, a reaprendizagem da vibração do prazer na experiência da vida...
Nesta conferência serão apresentados os projectos em curso nas áreas da Saúde e da Educação.
Nereida Vilela apresentará o leque de possibilidades que a Leitura Corporal oferece queintegra intervenção desde o desenvolvimento humano (puericultura), patologias do foro físico e mental, passando pela orientação terapêutica (fitoterapia e homeopatia) até uma nova abordagem do conceito de educação.
Na área da Educação a Leitura Corporal tem em desenvolvimento o Projecto Educandar que se apresenta estruturado a partir dos princípios da Leitura Corporal abrangendo, essencialmente, as áreas da Educação e do desenvolvimento do potencial humano. Através da interpretação e tradução de características físicas e comportamentais de cada indivíduo são identificadas as linguagens e formas de actuação que possam incentivar a expressão pessoal e o desenvolvimento mental criativo. Dentro da filosofia da Leitura Corporal, o Projecto Educandar, tem o propósito de localizar e promover as habilidades e as possibilidades humanas. É um movimento voltado para a criação de recursos que favoreçam a manifestação e a aplicação produtiva das capacidades inerentes a cada indivíduo.

Dia: 03.Junho.2009 » 21:00h
Local: Lisboa (a especificar)
Entrada: 23€

Dia: 15.Junho.2009 » 21:00h
Local: Porto (a especificar)
Entrada: 23€
O investimento feito em qualquer uma destas conferências, (23 euros) será deduzido em qualquer um dos cursos que se inscreva para Junho.
Contactos:
Informações:
E-mail: leituracorporal.portugal@gmail.com
Telefones: 962439100 (Anabela Machado) / 914667307 (Marta Maciel) /
Inscrições:
E-mail: geral@indianrose.pt
Telefone: 965 789 572

Sem comentários: